segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Visto



Vamos então para a parte prática e totalmente boring: o visto. Dia 17 de setembro recebi o email da família perguntando se eu gostaria de fazer parte da família deles. Isso foi um sábado. Na segunda feira recebi milhares de emails da Cultural Care falando sobre os procedimentos para o visto, a PID (permissão internacional para dirigir) e o pagamento deles, lógico. Preenchi a DS-160 com orientações do site do consulado e com pesquisa em diversos blogs de au pairs que fizeram o mesmo processo.

Nesse mesmo dia eu agendei a entrevista do visto para 03/10 às 7h30 no consulado de São Paulo e comecei a arrumar a papelada. MEU PAIZINHO DU CÉU! Quanta coisa! E no meu caso ainda arrumei documentos dos meus pais porque eu não tenho nada no meu nome e quem pagou a CC foram eles. Imprimi carta da família, dados de conta bancária minha, do meu pai e da minha mãe, imposto de renda, escrituras, documentação de carro, tudo que pudesse comprovar alguma renda e que eu pretendo voltar ao Brasil. Paguei também a taxa do Citibank, isso foi fácil porque banco chique não tem fila fia, fui no da Paulista e foi muito suave!

No dia do visto cheguei às 6 da matina e já tinha fila. Meu pai me levou até lá (graças a Deus porque senão ia chegar lá só na hora do almoço, trânsito paulistano em plena segunda feira?!? Thanks DAD!). Ás 7h abriram o portão e começaram a fazer a seleção. eupai ficou com o meu celular porque não pode entrar com nada lá, nem objetos metálicos que possam aparentar que você pode ser um terrorista neurótico. Tinha pinça de sobrancelha pendurada no poste em frente ao consulado, para você ter uma idéia do medo do povo de não entrar.

Lá dentro, fila para tudo, nem sempre tãaao sinalizada assim. Passei fácil pelo detector de metais (super aconselho que você coloque toda a papelada na bolsa nessa hora para não misturar com as coisas dos outros, a fila anda e o povo tem pressa!) e entrei na fila errada. Um homem na fila me falou que era preciso seguir pela esquerda da fila até o balcão para pegar a senha, aí você vai para a fila. Nesse processo umas 20 pessoas entraram na minha frente mas tudo bem.

Chega no balcão, grampeiam o comprovante do visto, a foto 5x7, o comprovante do SEVIS e o DS-2019 (a CC que faz, tem que ir buscar com eles), aí fui esperar a chamada para pré-entrevista. Já não tinha onde sentar, tava tudo lotado, esqueça o salto gata porque você vai ficar em pé, não existe cavalherismo desde o século passado. Na pré-entrevista entreguei os documentos e peguei minha senha 4009. E espera de novo.

Nessa parte eu consegui sentar um poquinho mas fiquei com dó de um homem que estava com criança de colo e cedi meu lugar (muito idiota da minha parte porque ele foi chamado antes de mim). Demorou um tempão para chamarem meu número, chegaram a pular minha senha! Tentei chamar alguém do consulado e eles só diziam que não tinha regra, eu deveria reclamar somente se ultrapassassem 100 números da minha senha! :O

Aí me chamaram para as digitais, um tiozinho bem bacana, depois fui para a fila da entrevista mesmo. Nessa altura eu nem estava mais preocupada com a entrevista, só pensava no cheirinho de salgado que vinha da cantina que tem lá e no quanto eu já estava cansada de fila.

Na entrevista, uma moça que nem olhou na minha cara pergunta sobre último emprego e salário, idade e porque quero ser au pair. Depois pergunta de novo porém em inglês a idade e porque quero ser au pair. E só. SÓ ISSO! E toda aquela papelada que eu imprimi e enchi o saco dos meus pais para achar???? Foi só isso mesmo.

Pensa que o esquema das filas acabou? Nem! Me dirigi à saída com o envelope do sedex preenchido e mais uma fila de uns 300 fulanos me esperava do lado de fora, tinha que pagar a taxa de envio do passaporte e do visto que ficam retidos. Eu fui realmente sair do consulado eram mais de 10 da manhã, peguei o celular com meu pai muito fofo que me esperou do lado de fora.

E foi isso gente. Tô esperando a chegada do meu passaporte, o que aliás está atrasado, e a PID que em razão da greve dos correios também atrasou. Ê vida!

2 comentários:

  1. Flor, td bem?

    Quando te perguntaram, em inglês, sua idade e o porquê de querer ser au pair, você respondeu em português ou inglês? Na hora você já fica sabendo se o visto vai ser concedido ou se vão negar?? Bjinhosss

    ResponderExcluir
  2. Oi Crhisty,

    Nessa parte eu respondi em inglês, mas foram as únicas coisas em inglês que precisei falar. Não me falaram nada na hora se eu tinha o visto aprovado ou não, só me dispensaram e falaram para eu pagar o sedex. Achei que se eu estava pagando o sedex era porque tinha sido aprovada. Meu visto chegou aprovadíssimo no passaporte 18 dias depois. Imagino que o melhor é perguntar quando acaba né? Eu estava tão doida que esqueci.

    ResponderExcluir