domingo, 16 de outubro de 2011

Os Saudosistas

Ás vésperas de mudanças radicais na minha vida, começo a pensar o quando nossa sociedade carece de criatividade. Somos um bando de saudosistas patéticos que olham o passado como uma vida melhor do que a vida presente.


Basta olhar para o Facebook. Moderno não? Começo a olhar os “o que você está pensando?” dos meus amigos e vejo um monte de fotos de Tamagotchis, fitas cassetes, clipes de músicas dos anos 70 e 80 resgatados do Youtube. Gente reclamando que “no meu tempo a gente brincava de roda na rua” ou “professor era mais valorizado” ou ainda como o meu pai às vezes solta “a ditadura era melhor porque pelo menos se tinha uma educação decente e a mulecada sabia pelo menos o hino nacional”.

Confesse. Você pelo menos uma vez repassou um email com um Power Point singelo falando sobre um Menudos ou uma brincadeira de infância e falou “que saudade!”. Não estou aqui falando que a saudade é um sentimento incorreto. Eu acho normal e saudável sentir saudade da infância e pensar que essa época a nossa vida era mais fácil, porque era mesmo. Não era preciso pensar em dívidas e em quem você ia votar, ou na maldita greve bancária porque afinal você não tinha nenhuma conta para pagar.

O que eu digo é: o quanto vivemos pensando no passado e não pensamos no futuro? Falamos incessantemente em “Lady Gaga imita Marilyn Monroe”, “salsicha Sadia resgata Falcão”, “Biafra é sensação em comercial”. Cadê a criatividade nisso? É fácil fazer sucesso hoje em dia, basta fazer um vídeo ridículo onde você imita alguma pessoa do passado. Você pode também regravar uma música ou fazer um CD ao vivo das mesmas músicas que você lançou no ano passado, vai vender com certeza. Quer fazer do seu anúncio um sucesso? Coloque uma música anos 80 ou uma celebridade da época e logo vira um viral com 100 mil acessos diários.

E a sociedade? Há a sociedade doente que vivemos onde as crianças preferem funk e atiram nos professores, onde a violência doméstica ainda é uma constante, onde as pessoas votam e logo falam mal daquele que acabou de votar, “político é tudo político” é o que dizemos.

O que eu realmente me pergunto é: Se eu faço parte dessa sociedade, então eu criei essa sociedade, não é mesmo? Falamos tanto que o passado é melhor que esquecemos que nós fazemos o nosso futuro. Se a vida é tão ruim como dizemos, porque não corremos e mudamos o que está errado? Se tem algo errado, na minha opinião, devemos tentar consertar e não ficar o tempo todo sentado no sofá e pensando como a vida é ingrata e não há nada a fazer. Há sim, e levantar do sofá é o primeiro passo. Somos essa sociedade louca e saudosista. Vamos então pegar o bom do passado e trazer para o futuro, não só admirá-lo como uma bela peça no museu, porque assim mudamos o nosso futuro. Não tem coisa pior do que alguém que reclama da vida mas não faz nada por ela.

Saudade sim; procrastinação, falta de criatividade e inatividade, não.

P.S.: Desculpem, assunto nada a ver com o blog, é que tem algumas coisas que passam na minha cabeça que eu preciso dizer, só não sei para quem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário